A Comissão que mais parecia uma Banda Desenhada!

Ando há dois dias para escrever sobre este assunto... Mas primeiro fui "atropelado" pela realidade, que me levou a ter que escrever primeiro sobre o Nervosismo Crónico dos Mercados e depois foi o meu PC que achou por bem fazer greve! Esteve toda a noite a actualizar programas, seja lá o que isso for! -.-'

Confesso o meu total assombro ao ler algumas das conclusões da Comissão encarregue de definir a operacionalização do conceito (assumindo-se, por defeito, que existe um conceito minimamente consensual) de Serviço Público. E ao contrário do que vai acontecendo nos posts sobre Economia, no que se refere a esta temática eu sei alguma coisinha!

Vamos por partes. Concordo, aliás creio ser consensual, que a missão dos canais RTP-Madeira e RTP-Açores esgotou-se e portanto não vejo nenhuma objecção ao encerramento dos mesmos. Não acho que se deva fazer esse encerramento para poupar algumas moedas, mas somente por imperativos lógicos. Tenho algumas reservas em que se queira fechar o canal RTP-Informação, tendo em conta a necessidade de um maior pluralismo mediático, no espectro dos canais da televisão por cabo.

Não podemos confiar aos privados essa missão, até porque como canais privados que são (SIC-Notícias e TVI-24) não deverão estar sujeitos a uma malha de controlo tão apertada, o que não implica que os mesmos não sejam regulados. São assuntos diferentes! A RTP-Informação poderá ser repensada, reorientada e redesenhada, mas a sua extinção advém de uma série de erros que, diria eu, normais quando a Comissão se faz chefiar por um economista!

Estou ciente que algumas personalidades da Comunicação Social, e da Comunicação enquanto área de estudo, integraram a Comissão, mas entregar a presidência da mesma a um economista só podia dar nisto: uma série de recomendações, que eu recomendaria que fossem lidas como se fossem uma banda desenhada. Estão no papel, dão para rir, mas não são para levar a sério!

Especialmente a parte em que sugere a Comissão, para meu espanto e horror, que o canal RTP-Internacional fique sobre tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros (não vejo mal, neste ponto), e que as decisões do Ministério em causa não deverão poder ser alvo de contestação... Quer-me parecer que o lápis azul anda nas carteiras de certas pessoas; ou pelo menos nas mentes iluminadas de certos presidentes de certas comissões que prestam serviços pouco-ou-mesmo-nada públicos.

A alienação da RTP2 é complicada de ajuizar, mas tenderei a dizer que sou semi-contra. Passo a explicar: ora se poupamos com o encerramento das RTP's das regiões autónomas e, portanto, passamos a dispor de mais recursos técnicos, humanos e financeiros, parece-me que redesenhar a missão da RTP2, importante divulgador de ciência e cultura, naquele que é um panorama audiovisual paupérrimo, quando contamos apenas com os canais em sinal aberto.

É certo que a RTP2 tem, historicamente, audiências que não chegam aos dois dígitos, aliás não são raras as vezes em que não chegam a captar a atenção de 5% da audiência. E portanto o seu encerramento poderia ser algo natural, numa lógica darwiniana (sobrevivência do mais visto)! Mas, e já o disse antes, o simples fechar por não ter audiências parece-me solução fácil e que pouco soluciona. A RTP2 precisa ser repensada, envolver-se mais com a sociedade civil, talvez dispensar a programação anglófona e ser 100% nacional; mas alienar o mesmo canal será apenas abrir a porta a termos mais uma privada, mais uma novena de novelas e de reality-shows...

E já só me falta comentar a proposta de encerramento da Entidade Reguladora da Comunicação. Vou ser breve: É RIDÍCULO! É extraordinária a turbulência da História da Regulação dos Meios de Comunicação Social em Portugal. Andamos a saltar de "experiência" em "experiência" e nunca deixamos que nada sedimente, que ganhe alicerces. A ERC precisa ser repensada? Talvez! A sua actuação precisa ser mais pró-activa e mais imediata? Sem dúvida! E se a extinguíssemos para evitar chatices? Não, obrigado!

E porque o Fidalgo não quer maçar mais o simpático leitor fico-me por aqui... Por hoje...


Comments

Nuno Amado said…
O que é que isto tem a ver com Banda Desenhada???
Deduzo que qualquer cena/coisa burlesca ou fora do normal seja parecida com Banda Desenhada, ou com os "bonecos" como é apanágio dos portugueses pouco cultos!
Não daria jeito dizer "A Comissão que mais parecia uma pintura", sim porque a pintura é uma verdadeira bela arte...
Por favor, não ofendam a BD misturando-a com politiquices. A BD é uma arte, e dentro dela existem bons e maus autores como em qualquer outra arte. Apesar de incompreendida e inferiorizada em Portugal (mais que qualquer outra arte) é amplamente respeitada nos países mais avançados culturalmente que nós.
E não, a BD não são só "bonecos", e não, a BD não trata só de ficção exacerbada ao limite da escala. A BD é muito mais que isso.
Desafio o autor deste blog a ler BD "a sério", ou seja, sem ser para crianças, ou para velhos tarados.
Se quiser posso aconselhar uns títulos.

Cumprimentos
Nuno Amado
Unknown said…
Não foi, de todo, intenção do autor do blog atacar a dignidade da BD (que aliás tanto aprecio) e aceito, de bom grado, o desafio da ler novos título de BD e quiçá expandir horizontes. Não consigo ver o que terá de ofensivo o título que criei para este post, totalmente justificado pelo texto quando de lido de forma não literal, criativa, despretensiosa, mas tentarei ter mais atenção nos próximos títulos.