Olha, obrigadinho querida!

Ontem mesmo a mais distraída das almas, como é o caso do Fidalgo por estes dias, não tinha como escapar à Merkelização dos noticiários nacionais. Não houve passinho dado por Sua Alteza que não fosse acompanhado com um pomposo directo. Não houve cochicho feito por Sua Majestade que não fosse registado e transmitido com uma euforia própria do Carnaval... E nós com o Natal tão perto!

Angela Merkel veio visitar o "bom aluno" da cartilha Berlinense. Uma visita curta, mas não haveria de resto grandes novidades para quem tem muito que ver com o actual programa governativo em curto. Merkel veio até Lisboa, sob os olhares atentos da Europa Aflita, e a visita saldou-se apenas num: "continuem o bom caminho que um dia, eventualmente, com muita paciência, os resultados lá surgirão".

Um dia, quando tudo tiver destruído e a Austeridade (necessária, se regulada e justa, na óptica do Fidalgo) tiver galgado a sua função e se tiver transformado em Calamidade o sol brilhará; porque depois de "Vos" empobrecermos, qualquer esmolita parecerá um tesouro compensatório. Depois de "Vos" fazermos regredir no seio de uma Europa (des)Unida e sem fôlego criativo verão que o caminho por Nós traçado era o certo.

Isto, claro, se na altura em causa ainda forem capazes de "Ver"! E o Fidalgo sabe que Berlim não tem culpas plenas na actual situação. Lisboa tem o seu quinhão de patetices e gastos que não se justificam. Nova Iorque e Bruxelas, por razões que a razão tão bem conhece, também partilham o ónus da culpa... Mas foi Merkel quem nos visitou!

Angela Merkel veio à "ponta da Europa" sem trazer qualquer mensagem verdadeiramente positiva, que de resto poderia ser um sinal interessante para um povo que se exaspera (por fim!) contra tanta Austeridade insana, que implica muito cortes e o pior dele o corte cego no bom-senso. Merkel podia dizer mais do que: "no final da longa e muito penosa estrada esperará por Vós um (incerto) Oásis"!

Não se pedia a Merkel um aplauso entusiasta do que tem sido feito, mas pedia-se mais do que aquilo que fez parar uma cidade... Se era para dizer o que disse e fazer o que não fez então mais valia ter feito a visita via Google Earth, ou comunicado via Skype. Sempre se poupavam uns trocados; sempre se mostrava inovação; sempre se impedia o mediatização pateta de quem manda sem ter sido mandatada...

A única mais-valia da visita de Merkel são as fotografias cheias de ternura, quase de paixão, entre Merkel e Passos Coelho, com o Tejo como pano de fundo. As fotos onde se vê o fiel aluno (ou eterno vassalo?) mostrar que fez os T.P.C. com aprumo! No meio de todo este Não-Acontecimento resta apenas dizer: Obrigadinho querida! E mais nada... Por agora... Por enquanto...


Comments