E o TPI condena-se (outra vez) por não Condenar!

O Fidalgo anda por estes dias a dever ao sue fiel leitor, se ele existir claro, um comentário sobre os protestos em Lisboa que pela PRIMEIRA vez degeneraram em violência: manifestantes - polícia! E apesar de ser oportuno o momento, o Fidalgo tem um outro comentário, sobre um outro tema, de um outro país, mais actual que (também!) merece ser partilhado.

O Tribunal Penal Internacional ilibou os Generais Croatas Ante Gotovina e Mladan Markac de todas as acusações relacionadas com os vários actos etnocídas contra populações Sérvias, no decurso da Guerra nos Balcãs que se seguiu à implosão descontrolada da Jugoslávia. Este é um daqueles casos em que "cada qual" terá uma opinião diferente  dependendo do posicionamento mais pró ou mais anti qualquer uma das perspectivas em cima da mesa.

Na perspectiva Croata a ilibação dos dois Generais confirma o seu estatuto de Heróis da Nação Croata. Confirma que quaisquer actos cometidos não são condenáveis (afinal é o Tribunal Penal Internacional quem os iliba) e apenas terão tido lugar pela defesa da Croácia. A ilibação confirma ainda a Croácia como um Estado "sem mácula e culpa" nos vários etnocídios cometidos nos Balcãs na década de 1990.

Na perspectiva Sérvia a ilibação dos dois Generais é vista como uma prova, final e cabal, de que o Tribunal Penal Internacional não é isento nos seus julgamentos. E se somarmos à ilibação dos dois Generais Croatas, a condenação do general Sérvio Karadzic e a (quase) condenação do presidente Sérvio Milosevic, que morreu antes de conhecer o veredicto, estão postos na mesa os ingredientes para uma verdadeira nova conspiratória ao estilo Lev Grossman!

Tudo isto torna-se ainda mais tenso e perigoso, numa fase em que a Sérvia legitimou pelo voto um Nacionalista radical. A decisão do TPI, claramente em prol da Croácia, será lida como um sinal de uma alegada "perseguição" à Sérvia realizada pela Instituição Internacional em causa! E nisto o Fidalgo concorda... O TPI está longe de agir com imparcialidade, neste e noutros casos.

A razão da demonização da Sérvia? A de sempre! A Sérvia, ao contrário da Croácia, é mais pró-Rússia (estado aliás que não reconhece o Kosovo) e menos pró-Americana (estado Padrinho do projecto Kosovar). E não esquecer que a Croácia irá juntar-se à União Europeia em Julho do ano que se segue... Ora o TPI não ia "manchar" com sangue etnocidário o novo estado membro, da Instituição que ganhou o Nobel da Paz em 2012...

E falta uma terceira perspectiva: a de África! Muitos têm sido os líderes africanos que dizem que o TPI tem uma agenda política estabelecida. Muitos são os líderes africanos que falam da incapacidade do TPI em condenar os "do Mundo Ocidental" e esta decisão em nada ajudará a minimizar essas alegações. Ou alguém acredita que no meio de uma série de conflitos étnicos de "todos contra todos", dos quais saiu o novo mapa político dos Balcãs, apenas os Sérvios agiram de modo condenável?

E o Fidalgo fica-se por aqui!


Comments