Mais tempo, mais dinheiro ou mais decência?

O Fidalgo ainda não recuperou a sua regularidade diária, mas está a fazer por isso. Mas vamos lá escrever o que penso não vá isso dar-me uma equivalênciazita. A troika já se passeia pelo Terreiro do Paço, para avaliar o que a menina Lisboa anda a fazer numa altura em que a turma Europeia se vai portando mal. Muito mal...

A presidenta Nicósia entrou para o clube das "devedoras"; a menina Atenas só agora parece ter acalmado a sua rebeldia; Budapeste vai tentanto compreender o que é isto da austeridade; Paris vai dando sinais se precisar de umas "aulas de apoio" e Madrid pensa já em pedir (também) uma ajudita. Mas não nos deixemos distrair e voltemos à professora troika e à menina Lisboa.

A troika vem saber se Portugal se porta bem por estes dias; mais importante a troika vem ver se a sua fórmula funciona. Mas os números que vão saindo parecem dizer que a culpa não é tanto do empenho de quem quer aprender, mas antes da fórmula ministrada por quem ensina. E se o erro é de quem ensina porque se penaliza quem aprende?

Porque anda Berlim numa fúria de Austeridade que no final apenas irá bater na cara da mesma Berlim? Porque tarda a Europa da União em mostrar-se inclusiva e solidária? Porque não se defende a União dos "ataques" feitos ao seu projecto? Onde andam os resultados do inquérito lançado às agências de rating de Wall Street?

Por muito que os países façam, por muito que se corte e que se limite, por muito que se cumpra a cartilha dos deveres, lá vêm de quando em vez as agências de rating dizer que os mercados continuam nervosos (parece-me que isto não vai lá nem com Mirtazapina!); lá vêm os senhores de Wall Street dizer que o caminho é o correcto mas que o destino poderá não ser o desejado. Em que é que ficamos caríssimos?

O problema dizem os media é saber se Lisboa precisa de mais tempo ou de mais dinheiro para agradar Berlim? Eu diria que o problema está em saber quando se vai assumir que a fórmula precisa de ser reformulada, redesenhada ou mesmo abandonada. O tempo dos orgulhos bacocos já chegou ao fim; a era dos egos e dos ajustes de contas está a findar...

 E o Fidalgo fica-se por aqui, que algo me diz que voltarei brevemente a este assunto!



Comments