O lado menos brilhante da Europa (des)Unida!

A União Europeia mostrou hoje, uma vez mais, duas das suas facetas menos bonitas... Porque, apesar de inúmeros pesares, a União dos Estados da Europa (parem de lhes chamar Nações, que isso é uma outra coisa!) ainda vai tendo os seus méritos. E, se olharmos para a História da Europa, a União dos Estados, com maior ou menor formalismo, sempre foi acontecendo...

Faceta cinzenta da Europa: o imobilismo! Os líderes da União Europeia não conseguiram aprovar ainda o segundo pacote de ajuda à Grécia, ficando o mesmo adiado por mais uma semana. Depois do esforço hercúleo a que os deputados gregos se sujeitaram e de várias humilhações (sim, humilhações) a que o povo grego foi sujeito a resposta da União qual é: ajudar? Sim claro que ajudamos... Mas agora vou ali beber um cafézinho e já volto!

Faceta negra da Europa: o cinismo! Os líderes da União Europeia aprovaram esta semana o pedido da Sérvia para que esta aceda ao estatuto de Candidato à União Europeia. Em poucas palavras, a Sérvia está agora no hall da UE mas ainda não pode aceder à sala de jantar. Quem não consegue chegar sequer ao hall, por culpa do veto Neerlandês (ou seja, dos Países Baixos [vulgo Holanda]), é a Bulgária e a Roménia.

Os pequenos progressos de uns são necessários, só porque se quer aplacar um vizinho instável que se quer para já pacífico (a Rússia pois claro); enquanto que os esforços significativos de outros, são considerados insignificantes. Quem nem sequer tenta rumar para o Palácio Europeu é a Macedónia que anda de candeias às avessas com a Grécia, por causa do nome, vai para vinte anos...

E é esta a Europa que tem se sair de uma crise profunda; que ameaça privar uma geração inteira de sonhos, de esperanças e de certezas que afinal eram miragens. E é esta a Europa que quer recuperar o brilho perdido nos palcos internacionais, quando em casa de deixa ofuscar pelo brilho, demasiado intenso, das divisas que encandeiam os olhos de muito boa gente.

E, pergunta o Fidalgo, que Europa é esta?


Comments