Cuidado Sr. Presidente... Crianças por perto!

A origem deste post já perdeu muita da sua actualidade, mas fiquei tão abespinhado com a notícia de ontem (o catalizador deste post) que preferi adiar a feitura do mesmo; não fosse escrever coisas menos próprias. E com a distância de mais uma vintena de horas, confesso, ainda nem sei bem o que dizer; aliás sei bem o que QUERIA dizer, mas não chego a consenso sobre o MODO como devo dizê-lo.

E portanto este post será uma experiência de alto risco! Li no Público que o Sr. Presidente da República cancelou uma visita a uma escola porque, espantei-me eu, estava prevista uma manifestação dos alunos. E com este murro no estômago pergunto-me: Tem medo do quê Sr. Presidente? Da espontaneidade das crianças? Ou da capacidade de estas dizerem verdades enquanto arrancam sorrisos?

Talvez o Sr. Presidente da República não se recorde, mas em democracia é importante saber lidar com protestos e não apenas com paradas ensaiadas e recepções onde tudo é coreografado, controlado, artificial e portante irreal. Um Presidente da República que literalmente foge de uma manifestação de crianças é tão útil ao país como veneno a uma Viúva Negra...

É mais do que conhecido que sou Monárquico e uma das coisas que mais gozo me dá é o debate ideológico com os republicanos e a capacidade de um grupo de pessoas com um ideal (nós Monárquicos) puder mudar um status quo onde impera um outro ideal (suportado pelos Republicanos). Ora quando a figura de proa dos Republicanos tem medo de criancinhas em protesto esse duelo afrouxa... E assim, com um oponente que se acobarda, não dá nem para animar a alma!

D. Carlos foi assassinado no Terreiro do Paço para, entre outras coisas, mostrar à população que apesar do clima social tenso e da situação económica débil estava do lado das pessoas; era o representante de uma Nação, mas fazia parte dela. Pouco mais de 100 anos depois, o Presidente da República (de um país socialmente tenso e economicamente combalido) foge de uma ida a uma escola onde supostamente iriam ocorrer protestos. Digam-me então: valeu a pena o golpe?

Bom fim-de-semana...


Comments