Portugal tem novo signo astrológico: o Maçon!

O ano passado, por altura do Verão, se a memória não me atraiçoa, andou meio mundo admirado com as notícias que davam conta de um décimo terceiro signo: o Serpentário (ou Serpente, para simplificar a coisa). Depois de dois ou três dias de embriaguez mediática lá se foi dizendo que "os entendidos conheciam este signo", mas o mesmo não se tornava tão operacionável como os outros doze e por isso foi banido.

No começo de 2012 descobriu-se agora um novo signo: Maçon. De súbito a pergunta que anda no ar é: o senhor é Maçon? E, sou sincero, dá vontade de responder, Não, sou Leão! E no meu caso é duplamente verdade. O meu signo é Leão e não, não sou Maçon. Parece-me contudo patética tanta diatribe lançada na praça pública sobre um tema, que não é tema em si. Não me digam que só descobriram agora que a vizinha do segundo esquerdo e a filha da amiga da tia são Maçons?

Os Maçons, ao contrário do que quer fazer crer Dan Brown e a sua acolitagem parola, não são uma organização secreta que governa o mundo com tirania... É verdade que os rituais iniciáticos são secretos, mas o acesso aos mesmo não tem nada de secreto. Se os Maçons são uma organização secreta então têm um péssimo assessor de imprensa, porque desde sempre todos falam das suas movimentações e dos seus membros.

Permita-me o leitor a pausa para dizer que a Maçonaria tem tanto de secreta e corporativa como algumas Tunas Académicas... O ingresso em ambas é semi-público, amplamente conhecido e pautado por regras definidas previamente. Os rituais de iniciação ou de ascensão de categoria, em ambas, é que se revestem de um simbolismo próprio e de um carácter privado, que promove a intensificação do sentimento de fraternidade e justifica a lealdade para com aquele grupo.

Mas voltemos ao assunto do post! Se os Maçons são uma organização secreta expliquem-me, mentes iluminadas, como é que existem (pelo menos) 6 milhões de Maçons em todo o mundo? Se os Maçons são os donos de Portugal, como querem fazer querer, acham mesmo que querem destruir o país que lhes dá poder económico, capital político e prestígio social?

A mim quer-me parecer que querem fazer dos Maçons no século XXI, o mesmo que fizemos com os judeus na Idade Média: bode expiatório. Mas arranjar "bodes expiatórios" não é solução para a crise; "registar" os Maçons como quase propôs a Ministra da Justiça não inverterá paradigmas; "conhecer" os membros secretos da menos secreta das organizações não nos coloca na rota do crescimento. Mas claro que isto sou eu apenas a deambular pelo tema...

As teorias e historietas da conspiração trazem conforto a algumas almas, animam e aquecem corações, fazem até vender livros, mas no final não resolvem problemas. No final os seguidores do conspiracionismo são os primeiros a não quererem alterar o status quo, pois a mutação do mesmo retira-lhes parte da razão de viver. Na verdade o corporativismo secreto está menos nos Maçons e mais nos seguidores de Dan Brown&Companhia...

E, repito, não, não sou Maçon!

Comments

Kisa said…
Amigo Fidalgo,
O que dizer dos Iluminati, do Priorado de Sião, as Secretas, as secretas.
E ninguém falou ainda de Bilderberg... mas este post explica muita coisa: http://lionelboydjohnson.hubpages.com/hub/The-Bilderberg-Conspiracy---why-the-illuminati-and-freemasons-are-irrelevent

*** (Sonia S.)
Unknown said…
Muito obrigado pelo link enviado :) Pois, o que não faltam são "coisas" e "coisinhas" secretas por aí... Mas agora lembraram-se dos Maçons... Haja paciência!