Sobre a falta de democraticidade da Democracia

Faz-me alguma confusão a arrogância do Ocidente Civilizado, do qual tenho noção fazer parte, em relação ao resto do mundo. Faz-me confusão, logo à partida, a ideia petulante de que o Ocidente é Civilizado, como se tudo o resto fosse composto por um mar de Aprendizes e de Bárbaros! Precisamos tanto de voltar a olhar para nós mesmos, garanto que muito boa gente irá corar de vergonha...

Uma das coisas que marca o Ocidente Civilizado é a generalização dos sistemas políticos de tipo democrático, em detrimento de outros tipos. Por evolução, revolução ou convulsão fomos homogeneizando regimes e "caindo" no saco das democracias. A Democracia do Ocidente segue as marcas da teoria de Schumpeter que (no core dos seus escritos) reduz a Democracia à parada eleitoralista. Votou? Boa, vive em democracia.

A incapacidade de entender a Democracia no seu sentido mais lato é, digo eu, a causa pela qual cada vez mais cidadãos, do dito Ocidente Civilizado, desconfiam do sistema político que se diz governado por eles, para eles e com eles. Democracia deverá ser um sistema político de base comportamental, no qual a parada eleitoral não é um pilar estruturante do sistema, sendo todavia condição fundamental para o seu funcionamento. (Um dia partilharei o que escrevi num artigo científico, apresentado na Finlândia, sobre a necessidade de remodelarmos o conceito, e a prática, de Democracia).

Esta Democracia minimalista, pouco virtuosa e facilmente maniqueísta e manipulável tem sido exportada mundo fora... E o resultado não podia ser pior... A Índia assumiu recentemente que as suas instituições políticas não funcionam, paralisadas pela complexidade do sistema e pela dimensão do estado. Na Costa do Marfim as eleições levaram a uma guerra civil que durou oito meses. Na República Democrática do Congo tudo indica para algo semelhante.

Chegámos ao Iraque e deixámos o "Faça você Mesmo: Democracia na Hora" e o sistema tem mostrado uma incapacidade de se adaptar ao mesmo. Dizia um report IRIN no começo da semana que a violência, no geral estabilizou, mas aumentou para com as minorias étnicas... Ora de que serve um sistema que só protege o todo? Isso não é uma democracia na verdade, mas sim uma oligarquia encapotada.

E continuamos a errar. O Afeganistão está a fazer "download" do seu "Democracia 2.3", mas quer-me parecer que a instalação do programa vai activar muitos anti-vírus. Mas posso sempre enganar-me! (Adoro enganar-me nestes casos, pena acontecer poucas vezes). Olhamos para a Rússia, para as eleições que comentei ontem no Strategic Outlook, e abanamos a cabeça... Falta de cultura democrática, pensamos enquanto sorrimos. Digo: será mesmo viável a Democracia em todos os estados?

E com esta provocação vou saindo... E volto amanhã...

Comments