Coreia do Norte? E se for antes CP?

Com a morte de Kim Jong-il era expectável que o blog de um doutorando de Relações Internacionais se delongasse numa análise do reinado do Querido Líder e nas perspectivas da sucessão... Mas não é de todo o que vai acontecer... Primeiro porque não sou especialista em política da Coreia do Norte, quanto muito um curioso informado. Segundo porque não me apetece! E o blog é meu!

Como amanhã vou andar de comboio, antecipo-me e comento já o anúncio de mais uma greve da CP. Na verdade os anúncios de greve da CP deixaram de ser notícia, de causar impacto, de tão banalizados que estão. E, senhores sindicalistas, o pior que pode acontecer a uma greve é torná-la banal. Seria o mesmo que largar uma bomba atómica e, no final, a explosão limitar-se a rachar apenas duas pedritas e não a dizimar uma cidade inteira.

As greves da CP, este ano vão para cima de cinco, tornaram-se um habitué; do mesmo modo que o mau gosto é um habitué em Cristiano Ronaldo; ou do mesmo que as telenovelas são um habitué das televisões privadas em Portugal. As greves da CP paralisam cada vez menos Lisboa e o Porto (as cidades mais afectadas pelas greves), porque já todos nós temos planos alternativos. Todos nós sabemos o que fazer em dia de greve...

Pior! Com as greves da CP, constantes e irritantes, muita gente descobriu transportes alternativos e a CP arrisca-se a perder clientes, que é como quem diz receitas e assim o tal "corte" lá terá mesmo que acontecer. Mas claro que o senhor sindicalista já pensou nisso, certo? Com as greves da CP, mais regulares do que a chuva no Inverno, muita gente redescobriu o prazer de ter carro particular. E o trabalho que a CP teve a dizer "não use o carro, estamos aqui para si" foi pelo ralo...

As greves da CP revelam ainda um país de egoísmos gritantes, onde todos (ou a larga maioria) concordamos que é preciso cortar, mas achamos sempre que o corte no outro é que era... Ora na CP, ao que sei, os ordenados são bem acima de quem vive com rendimentos mínimos e portanto do que se queixam? Estão a trabalhar, não são mal pagos (e eu tive um avô na CP, sei o que digo!) e ainda refilam por ninharias??? E começar a assumir que no quadro actual até nem estão mal???

É por estas que não consigo gostar de sindicalistas. Sindicatos, enquanto ideia e conceito, é algo que me apraz muito; mas os profissionais dos Sindicatos, que nem são capazes de maquilhar o Vermelho que defendem, arruínam aquilo que é um conceito virtuoso. Os nossos Sindicatos mostram-se tão autistas e tão prepotentes quanto o Governo que tanto criticam.

Sei que é utópico, mas quem sabe o Pai Natal ajuda-me, adoraria ver a greve da CP desconvocada. Nem precisam de dar uma justificativa para o cancelamento da greve, podem mesmo inventar qualquer coisa... Sei lá, digam que é em homenagem à vitória do Fado como Património da Humanidade da UNESCO. Era interessante ver a Greve e o Sindicato imbuídos de uma nova dignidade, que os liberte da parolândia onde têm andado.

Fica o conselho/sugestão/desejo do Fidalgo!


Comments

Francisco Rocha said…
Parabéns...