E é que há mesmo quem transporte ausência de coerência por aí...

Ando a saltitar de Comissão em Comissão e vou-me desiludindo de umas para as outras! Depois da Comissão que defende um serviço público de televisão numa óptica autoritarista, que impede o diálogo e a oposição às decisões ministeriais (sim, falo da Comissão presidida por João Duque), eis que mergulho na Comissão graças à qual se avizinha mais uma gazetice em Lisboa... Porque greves é coisa que não se faz pela Capital!

Sugere a douta comissão, entre outras trapalhadas, o encerramento do Metro às 21h30 e o encerramento de uma série de carreiras da Carris. Ora não podia estar mais em desacordo! Discordo por muitas razões, mas prometo que me vou conter e apenas enumerar as mais importantes... Ou pelo menos vou tentar conter-me, que nisto das promessas por vezes dá-se o dito pelo não dito...

Parece-me pouco coerente o discurso do Governo no que toca a transportes, ou como dizia há uns dias o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa parece-me que o mesmo discurso é inexistente. Quer-se o lisboeta a andar de transportes públicos, a abdicar do transporte privado em nome do trânsito e do meio ambiente e tudo isso me parece muito bem... Mas depois dá-se o dito pelo não dito (lá está a coisa das promessas!) e vem-se cortar essa mesma mobilidade pública e colectiva.

Parece-me pouco coerente que se gastem milhares, e não estou a ser apocalíptico nem faccioso, de euros em anúncios para motivar o uso da CP, Metro, Carris e demais congéneres e depois diz-se que afinal não há!!! Nesta fase, eu sei que vai parecer ilógico, impunha-se manter, se não mesmo aumentar a oferta de transportes públicos colectivos.

Manter, é o mínimo, numa capital que se quer europeia, móvel, dinâmica e activa! Ou então assumimos que a cidade só pode viver a meio-tempo e montamos cerco a Lisboa... Quem tem transporte privada ainda se vai safando, quem não tem... Paciência... Não tem, não se desloca... Dizia a IKEA, em tempos, para aproveitarmos mais a nossa casa? Acho que vai ser desta! -.-

Igualmente estranho parece-me o eterno discurso de que os transportes públicos não são rentáveis. Se assim o é deve ser por má gestão, porque quem anda de transportes públicos, pelo menos em Lisboa, encontra-os não raras vezes apinhados de gente. E não falo do Metro apenas... Algumas carreiras da Carris, como o 729, andam apinhadinhas de gente... Mas é logo esse 729 que aparece na lista de "para abater"? Meus senhores decisores e a coerência onde fica?

E mais uma perguntinha, para alimentar esta insana fogueira! Pergunto, humildemente (como é de supor), se os senhores da Comissão já andaram de transportes alguma vez? Se têm noção daquilo que foram transcrevendo para o papel? É que quer-me parecer, mas posso estar errado, que nunca andaram de transportes e que opinam sobre algo do qual nunca tiveram experiência e portanto dados para opinar... São opinantes meio-ocos meio-bacocos que vão dizendo umas coisas, em nome da "organização" dos números que, pasmem-se algumas almas, são pessoas... E vivem e tudo!

E acho que me fico por aqui... Que a semana ainda agora vai no adro...


Comments