É o conflito mais badalado do momento. Com toda a prepotencia que lhe é normal, Israel atacou o Líbano. Não que eu defenda obstinadamente os libaneses, que são o escudo de uma guerra que acaba por não ser deles. Quem guerreia afinal? Os Estados Unidos e a Inglaterra lutam contra o Irão e a Siria. O Líbano foi o palco infeliz, debaixo de uma desculpa fraca

O Hezbollah é um grupo terrorista? Certamente. Mas atacar civis indescriminadamente não me parece muito democrático. Eu pensava que as Repúblicas eram o bastião supremo da democracia... Afinal parece que as coisas são um bocadinho diferentes.

A guerra de Israel mostra muitas coisas. E as guerras sucedem-se... A Etiópia está debaixo de uma invasão planeada pela Somália. A instabilidade no México parece dificil de alcançar, numa sociedade onde a politica se deixou corromper. A Coreia do Norte não cede nas suas pretensões nucleares e arvora-se em grande potencia bélica. O Irão avança com os seus planos... E a ONU agoniza lentamente... É uma instituição morta desde a guerra do Iraque e enterrada!

A ONU perdeu a sua força. Mais parece um instrumento do poder norte-americano, do que uma arma de pacificação internacional. As coisas têm que começar a mudar já, e está tudo nas nossas mãos.

O Fidalgo não desiste. Não desista também.

Nós valemos a pena!

orgão
O Fidalgo

Comments