Olá! Eu não desapareci... Não mudei de casa... Nao mudei de planeta... Não emigrei... Apenas estive ausente uns tempinhos, mas gaora voltei. O Fidalgo está de volta, ao seu cantinho da blogosfera, pronto a continuar o seu debate de ideias... Os meus amigos republicanos não se vão arrepender!

O tema de hoje é a decisão de dissoulção da Assembleia da República, por vontade Presidencial!

A dissolução da AR por vontade presidencial é uma "arma", que visa garantir o bom funcionamento dos orgãos democráticos. É uma das vertentes do trialismo dos poderes, que se efectua em Portugal. O Presidente da República nomeia o Primeiro-Ministro e o restante governo. O Primeiro-Ministro e restantes ministros dirigiem a política nacional, vigiados pela Assembleia da República. A Assembleia da República pode ser dissolvida, se a sua actuação for contra o bom fundionamento da democracia nacional.

Mas o que é esta dissolução? Donde surge?... Pois meus amigos republicanos, a dissolução da AR é um poder que vem dos Monarcas constitucionais. É um poder de controlo régio, para assegurar que a AR prossegue o bem da Nação e não os sesu interesses privados. A dissolução da AR é uma marca dos Presidentes, mas é uam herança dos Reis! Até os poderes constitucionais a República imitou à Monnarquia... O que é que haverá mais?

Eu vou revelando...

É so esperar!

De regresso a vocês,

o Fidalgo

O Fidalgo

Comments