D. Luís... O monarca que ninguém conhece...

Istro é aquilo que a wikipédia sabe sobre um dos Monarcas mais fascinantes da no História!!! Eu, um dia, vou trazer mais informações... É só esperar...

D. Luís I (31 de Outubro de 1838 - 19 de Outubro de 1889), de seu nome completo Luís Filipe Maria Fernando Pedro de Alcântara António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando de Bragança, foi o segundo filho da rainha Maria II da Glória e de Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha. Luís herdou o trono depois da morte do seu irmão mais velho, Pedro V de Portugal em 1861. Ficou conhecido como O Popular; Eça de Queirós chamou-lhe O Bom.
Luís era um homem culto e de educação esmerada, como todos os seus irmãos. Não era, no entanto, um político e não soube ser o contra-peso nas intrigas e instabilidade política que se viviam no parlamento do reino. Durante o seu reinado, existiram vários governos oscilando entre o
Partido Progressista (liberais) e o Partido Regenerador (conservadores), sendo que este último tinha o favor do monarca.
D. Luís era principalmente um homem das ciências, com uma paixão pela
oceanografia. Investiu grande parte da sua fortuna no financiamento de projectos científicos e de barcos de pesquisa oceanográfica, que viajaram pelos oceanos em busca de espécimes.
Jaz no
Panteão dos Braganças, no mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa.
[
editar]

Descendência
De sua mulher,
Maria Pia de Sabóia, princesa da Sardenha e do Piemonte (1847-1911)
Carlos I, rei de Portugal (1863-1908)
Afonso de Bragança, Duque do Porto (1865-1920)

Luís, rei de Portugal

O Fidalgo

Comments