Há fESTA em Abrantes


De 26 a 28 de Abril, Abrantes recebe o XIV fESTA, Festival de Tunas Mistas da ESTATUNA, Tuna da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. “As Flores” são o tema do XIV fESTA que contará com a actuação de cinco Tunas, noite de Serenatas, passacalles e uma homenagem póstuma.

O fESTA, Festival de Tunas Mistas da ESTATUNA, Tuna da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, é a tradição académica com maior história e com mais impacto na cidade de Abrantes. O certame é, de resto, um dos poucos espectáculos que, todos os anos, esgota a lotação do Cine Teatro S. Pedro.

Na sua décima quarta edição, o fESTA realizar-se-á sobre o signo das “Flores”, numa invocação clara àquela que já foi a imagem de marca da cidade. O XIV fESTA contará com a presença, a concurso, da Real Tuna Infantina (Algarve), da Tuna Médica de Lisboa (Lisboa), da Vicentuna (Lisboa) e da Magna Tuna Apocaliscspiana (Lisboa). A Tuna do Distrito Universitário do Porto (Tuna Masculina) também passará pelo fESTA, mas extraconcurso.

Na sexta-feira, 26 de Abril, realizam-se as Serenatas no Convento de S. Domingos pelas 23h. No sábado, se S. Pedro deixar, está prevista a realização de um Passacalles pelas ruas da cidade de Abrantes, a começar pelas 15h30. As Tunas voltam a mostrar o seu talento, já no Cineteatro S. Pedro, pelas 21h30.

“As Flores”, tema central do XIV fESTA, simbolizam o desabrochar da beleza que sucede à Noite e à Saudade, e são parte da homenagem a Miguel de Brito, amigo da ESTATUNA, que passará a dar nome ao Prémio de Melhor Serenata. Quando o Festival terminar e forem conhecidos todos os vencedores a noite seguirá na Antiga Rodoviária com o DJ Zé da Amêndoa.


Comments