Para os indecisos, que queiram seguir Comunicação Social, mas não sabem onde ingressar, aqui fica o Plano de Estudos do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes [Instituto Politécnico de Tomar]. O curso tem variantes de Jornalismo e de Comunicação Empresarial e oferece uma forte componente práctica, aliada a conhecimentos teoricos previamente adquiridos em sala de aula.
Dê uma vista de olhos,
O Fidalgo
1º Ano
1º Semestre – Tronco Comum
Informática Aplicada às Ciências Sociais
Introdução ao Estudo do Direito
Língua e Cultura Inglesas
Língua Estrangeira I (Francês ou Alemão)
Sintaxe e Semântica do Português
Teorias da Comunicação I
2º Semestre – Tronco Comum
Cultura Portuguesa Contemporânea
Direito da Comunicação Social
Inglês e os Media
Língua Estrangeira II (Francês ou Alemão)
Métodos Quantitativos
Teorias da Comunicação II
2º Ano
3º Semestre – Tronco Comum
Atelier de Comunicação I (variante de Jornalismo e de Comunicação Empresarial)
Géneros Jornalísticos
Inglês Aplicado (variante de Jornalismo e de Comunicação Empresarial)
Tecnologias do Audiovisual
Opção I
Opção II
Disciplinas Optativas Gerais
Paginação
Francês Iniciação
História Contemporânea
Colocação de Voz e Expressão Corporal
Disciplinas Optativas na Área de Especialização de Jornalismo
Teoria da Notícia
Fotojornalismo
Jornalismo de Guerra
Disciplinas Optativas na Área de Especialização de Comunicação Empresarial
Introdução ao Marketing
Introdução à Publicidade
Linguagens Publicitárias
4º Semestre – Tronco Comum
Atelier de Comunicação II (variante de Jornalismo e de Comunicação Empresarial)
Comunicação Online
Discurso dos Media
Sociologia da Comunicação
Opção III
Opção IV
Disciplinas Optativas Gerais
Semiótica
Alemão Intermédio
Elementos de Gestão
Fundamentos da Economia
História das Ideias Políticas
Disciplinas Optativas na Área de Especialização de Jornalismo
Jornalismo Económico
Discurso e Formatos Radiofónicos
Realização e Produção Radiofónica
Disciplinas Optativas na Área de Especialização de Comunicação Empresarial
Relações Públicas
Estudos de Mercado
Estratégias de Marketing
3º Ano
5º Semestre – Tronco Comum
Análise de Audiências
Atelier de Comunicação III (variante de Jornalismo e de Comunicação Empresarial)
Metodologias de Investigação em Ciências da Comunicação
Opção V
Opção VI
Disciplinas Optativas Gerais
Inglês Avançado
Escrita Criativa
Arte, Imagem e Comunicação
Relações Internacionais
Grandes Temas da Actualidade
Disciplinas Optativas na Área de Especialização de Jornalismo
Jornalismo Cultural
Jornalismo de Agência
Jornalismo de Investigação
Disciplinas Optativas na Área de Especialização de Comunicação Empresarial
Planos de Comunicação
Assessoria de Imprensa
Opinião e Imagem Públicas
6º Semestre – Tronco Comum
Técnicas de Expressão Escrita e Oral
Empreendedorismo e Inovação
Estágio
Opção VII
Opção VIII
Disciplinas Optativas na Área de Especialização de Jornalismo
Jornalismo Político
Discursos e Formatos Televisivos
Realização e Produção Televisiva
Disciplinas Optativas na Área de Especialização de Comunicação Empresarial
Gestão de Eventos
Comunicação de Crise
Públicos e Público-Alvo

P.S.: É através da escolha das optativas que o aluno define o seu perfil de competências profissionais: Jornalismo ou Comunicação Empresarial. As cadeiras de tronco comum serão feitas por todos os alunos, independentemente do perfil escolhido

Comments