Uma das figuras mais marcantes da história do Ocultismo Internacional, Aleister Crowley visita o Fidalgo esta semana. Detentor de uma personalidade misteriosa, Aleister Crowley deixa um legado impressionante, estando na origem da maioria dos actuais movimentos ocultistas e tendo inclusive fundado uma religião: a Thelema.

Mas o que se sabe de Aleister Crowley?

Nascido a 12 de Outubro de 1875 em Leamington Spa, Warwickshire, Inglaterra, seria-lhe dado o nome de Edward Alexandre Crowley. Toda a sua infância foi marcada pelo rigor e ascetismo cristão do pai, que com seis anos o obrigava a frequentar a seita Cristã a que pertencia. Mas a morte do seu pai, em 1886, não melhorou as coisas. Entregue as cuidados cruéis do seu tio, viveu aquilo, que anos mais tarde chamou de, "Infancia do Diabo".

Adorava desportos, especialmente o Alpinismo e o Desporto. Foi em Cambridge que descobriu a sua paixão pelo ocultismo e que começou a subir degraus dentro de uma Ordem ocultista a Golden Dawn. Mais tarde fundaria a sua prórpia ordem, em resposta a atritos com membros da Golden Dawn que resultaram, contam as lendas, em fantasticos duelos de demónios.

Mas foi no Egpito que recebeu a sua maior herança: De acordo com os relatos de Crowley, enquanto estavam no Cairo, após uma série de Rituais e Invocações, um ser, identificando-se como Aiwass, transmite a Crowley, nos dias 8, 9 e 10 de Abril, o Liber Al vel Legis ou, como passaria a ser conhecido, O Livro da Lei. Àqueles que conhecem todo esse processo, é significativo saber que esse Livro foi o primeiro escrito de Crowley, de cunho místico & mágico.

Com este livro fundaria a Thelema e entraria para o panteão do ocultismo, com o nome, entre tantos outros de "A Besta". Um homem fascinante que privou com Fernando Pessoa, que após um encontro com Crowley tornou a sua poesia mais simbolista. Muitas das actuais ordens ocultistas sao herdeiras da Thelema! Um homem faabuloso.

O Fidalgo presta-lhe homenagem.

Comments