É inegável o feito alcançado pela Selecção Nacional de Futebol. Merecem os Parabéns, porque chegar ao 4º lugar numa competição desta grandeza, lutando contra grandes selecções e contra "interesses de bastidores" instalados, é de louvar. Todavia, continuo a ser contra o excessivo festival que se está a montar destes senhores, quando no mundo outros atletas portugueses erguem mais alto a nossa pátria e a bandeira (que era mais gira em azul e branco)!

Poucos o sabem, mas Vanessa Fernandes, uma portuguesa de fibra, alcançou o Tricampeonato da Europa na modalidade de triatlo, na Croácia. Isto depois de ter vencido o mesmo troféu em 2004 e em 2005, mas as bandeiras e os aplausos tardam em chegar para esta mulher! E o que dizer de Naide Gomes que por terras alemãs bateu, por duas vezes, o record nacional de salto em comprimento. Duas vezes!!!! Para quem não sabe, Naide Gomes é a actual campeã Eurepeia de Pista coberta de Salto em Comprimento.

Por Terras sul-americanas, mais propriamente no Tenerife, Francis Obikwelu e Rui Silva têm dado nas vistas. Os dois atletas venceram as provas nas modalidades de 100m (Obikwelu) e de 1500 (Rui Silva). E a eles junta-se Sílvia Cruz que conseguiu vencer a competição de dardo.

E se não quiser-mos falar apenas de desporto, não nos podemos esquecer que o portugues dos Açores, Filipe Oliveira Baptista encatou a semana de Alta-Costura de Paris, considerado o evento de Moda mais importante do Mundo. Com uma colecção inspirada em repteis e em Dinossauros, o estilista arrancou o apaluso de mérito da critica internacional presente no evento. Também a dupla de criadores João Branco e Luís Sanchez, que se apresenta sob o nome Storytailors, deixou Paris encantada. Uma colecção com inspiração no fundo do mar contando a história de Medusa, ficou marcada como uma das melhores!

Como vê o que não falta em Portugal são heróis... Falta é conhecimento, e vontade, para os honrar a todos! Vamos lá a ser justos. Ou pelo menos tentemos.

Eu ando por aí!

O Fidalgo

Comments